Como lidar com as afrontas da vida

1 SAMUEL 17.26

 

   Davi foi um vencedor, e todo vencedor precisa saber lidar com as várias situações da vida. Nas palavras do Reverendo Marcelo Gomes – “tão importante quanto saber planejar o futuro, é saber contornar imprevistos e superar obstáculos do presente”.

  Experimentamos novas situações, a todo momento, como o nascimento de um filho, a morte de um pai, a chegada de um amigo, a perda de um emprego e assim por diante. No entanto, as afrontas talvez seja uma das situações mais difíceis de se lidar, porque ela envolve o desprezo.

   Davi foi afrontado por Golias, e até mesmo por seu irmão, mas ele não se deixou abater, antes triunfou sobre toda a situação (v28,42), nos ensinando algumas importantes lições sobre...

 

COMO LIDAR COM AS AFRONTAS DA VIDA:

 

SABENDO QUE QUEM AFRONTA O POVO DE DEUS,

AFRONTA O PRÓPRIO DEUS

“Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado”. (v45)

A expressão exército de Deus denota posse, pertencemos a Deus, e Ele tem ciúmes de nós. Portanto se alguém zombar de você ou prejudicá-lo, estará fazendo ao próprio Deus, o que não é nada sensato, (Gn 12.3)!

Agora, é importante deixar claro que isso só se aplica para quem pertence ao exército de Deus, tendo compromisso com Ele, buscando viver segundo a Sua reta vontade.

Davi fazia parte do povo de Deus, e entendia que a afronta de Golias não era contra ele, mas sim contra ao seu Deus.

Descanse no Senhor, Ele julgará a sua causa e tomará as suas dores, te dando vitória, assim como deu a Davi!

 

COM A CONFIANÇA DE QUE PERTENCEMOS A UM DEUS VIVO

"quem é, pois, este incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo"? (v26b)

Nosso Deus não é um deus da mitologia, produzido pela imaginação do homem, mas é um Deus operante, é isso que denota VIVO.

Ele nos comunica Sua vida, por isso nada pode nos deter, nem mesmo as afrontas da vida. Se alguém tem te afrontado, descanse no Senhor, sabendo que Ele trabalha ao seu favor, no tempo certo Ele entrará com providência, pois Ele é VIVO.

 

SABENDO QUE QUEM TEM A VIDA MARCADA POR UM COMPROMISSO ASSUMIDO COM DEUS, NÃO PRECISA TEMER A AFRONTA DO INIMIGO

“incircunciso” (v26)

A circuncisão era a marca externa de um compromisso interno assumido com Deus pelos judeus. Quando Davi questionou dizendo “quem é este incircunciso”, ele estava dizendo: ele não tem um compromisso assumido com Deus, por isso não pode prevalecer.

Entretanto, é importante lembrar que um verdadeiro compromisso, é algo contínuo, ou seja, a todo tempo, não só na igreja, pois como diz em 2 Cr 15.2 – “O Senhor está convosco, enquanto vós estais com ele, e, se o buscardes, o achareis; porém, se o deixardes, vos deixará”.

Davi acreditava que Deus livrava aquele que tem um compromisso com Ele, e nós podemos crer dessa forma também. Se você tem um compromisso com Deus, saiba que Ele batalha ao seu favor!

 

NÃO DANDO OUVIDOS AOS AFRONTADORES

“E, ouvindo Eliabe, seu irmão mais velho, falar àqueles homens, acendeu-se a ira de Eliabe contra Davi, e disse: Por que desceste aqui? e a quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? bem conheço a tua presunção, e a maldade do teu coração, que desceste para ver a peleja”.E desviou-se dele para outro, e falou conforme àquela palavra: e o povo lhe tornou a responder conforme às primeiras palavras”.(vv 28, 30)

Não faltam pessoas para pronunciar palavras de desânimo, vemos aqui que o próprio irmão de Davi se levantou contra ele, porem ele não deu ouvidos, antes, desviou-se dele!

É assim mesmo, não faltarão pessoas incrédulas para tentar nos desanimar, como fizeram com Davi e também com Jairo, Mc 5.36 – “Estando ele ainda falando, chegaram alguns do principal da sinagoga, a quem disseram: A tua filha está morta; para que enfadas mais o Mestre? E Jesus, tendo ouvido estas palavras, disse ao principal da sinagoga, Não temas, crê somente”.

Não temos que dar ouvidos aos incrédulos, antes precisamos ouvir a voz do Senhor que nos diz: Não temas, crê somente!

O Senhor cuida de você, por isso não pare, siga em frente, e desfrute do melhor de Deus!

 

Pastor Patrick