Três classes de pessoas face a graça de Deus

Efésios 2.8,9

"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; Não vem das obras, para que ninguém se glorie";

 

   Deus criou o homem plenamente santo e desprovido de qualquer imperfeição, pois toda a obra do Senhor foi inteiramente perfeita. No entanto a realidade passou a ser outra após a queda do homem, ou seja, a sua desobediência ao seu Senhor. O pecado o corrompeu, passando a fazer parte do seu ser, e a partir de então o homem passou a conviver com uma série de conseqüências terríveis decorrentes do seu pecado, como a fome, a dor, e a morte. No entanto, Deus em Seu inexplicável amor, decidiu por Sua livre e soberana vontade providenciar um único meio de salvação para o homem, através de Sua abundante graça revelada em Seu filho Jesus.

   Graça é a bondade recebida gratuitamente, dom maravilhoso de DEUS, perdão dos pecados. Paulo tinha plena convicção de que o homem não poderia obter a salvação por nenhum outro meio que não fosse a graça do Senhor, e que nenhuma obra humana, era capaz de merece-la. Essa graça está relacionada ao grande amor de Deus, que o levou a dar Seu único Filho para morrer em nosso lugar (Jo 3.16), e este mesmo amor pelo qual Jesus livremente se entregou por nós na cruz do calvário. No entanto as pessoas tem reagido de forma diferentemente diante da graça de Deus revelada em Seus filho Jesus, havendo pelo menos...

 

TRÊS CLASSES DE PESSOAS FACE A GRAÇA DE DEUS

 

DOS QUE REJEITAM A GRAÇA REVELADA EM CRISTO

“Veio para o que era seu, e os seus não o receberam” (Jo 1.11).

Foi esta a atitude dos judeus face à graça de Deus, desprezaram o que Jesus fez. Eles se julgavam melhores, achavam que não precisavam de arrependimento.

Em nossos dias não é diferente, muitas pessoas argumentam: “Eu nunca matei nem roubei”, e por isso pensam que não precisam da graça de Deus.

Jesus foi muito claro que o destino reservado aos tais é a condenação eterna, “quem não crer será condenado” (Mc. 16:16). 

 

DOS INDECISOS

E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal (Gn 19.26).

Essa classe recebe a graça de Deus em vão [...] “vos exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão”, 1ª Co. 6:2.

Fica em cima do muro, gosta da igreja, mas não abandona as coisas do mundo. Muitos acreditam que por Deus ser amor, serão perdoados mesmo vivendo no pecado. Assim como a mulher de Ló sofrerão a justa recompensa pelo pecado.

Em outras palavras serão condenados com o primeiro grupo.

Como diz a confissão de fé da IPRB no seu 1º capítulo, “cheio de amor, de misericórdia; é gracioso, longânimo e ao mesmo tempo justo e terrível em seus juízos, pois odeia o pecado”.

 

  DOS QUE RECEBEM A GRAÇA REVELADA EM SEU FILHO

“Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome”; (Jo 1.12)

Quem recebe a graça de Deus é constrangido pelo amor de Cristo - Porque o amor de Cristo nos constrange (2 Co. 5:14), por isso vive em obediência.

Quem é filho desfruta das bênçãos do Pai celestial; e de Seus cuidados especiais. Quem persegue um crente persegue a Cristo!

E o mais importante, quem está em Cristo não entra em condenação! Rm. 8:1

 

CONCLUSÃO

Em que classe você está? Dos rebeldes, dos indecisos, ou dos salvos? Entregue hoje mesmo sua vida a Cristo meu querido, e desfrute de uma vida vitoriosa no presente, tendo a certeza de uma eternidade na presença de Deus também!

 

Pastor Patrick