WEB RÁDIO ADONAI

 

DOIS TIPOS DE VISÃO

2 Reis 6.15-17

DOIS TIPOS DE VISÃO

A visão é um dos cinco sentidos do ser humano, (visão, audição, paladar, olfato, tato), ela é tão importante que existem médicos especialistas para cuidar de seu bom funcionamento. Certa vez Jesus disse que os olhos são a candeia do corpo, a sua luz, isso porque a partir da visão temos uma reação. Então tudo depende da forma como vemos.

Temos aqui um moço que observou a mesma situação de dois ângulos diferentes. O momento era difícil, um exército havia rodeado a cidade, e pelo que parece, o moço foi o primeiro a verificar o acontecido, e depois relatou ao profeta Eliseu. Esta narrativa nos mostra DOIS TIPOS DE VISÃO E SUAS IMPLICAÇÕES:

1 - A VISÃO NATURAL

Só vê o problema (v15). O ajudante do Profeta só viu a cidade cercada pelo exército Sírio em sua visão natural, que trouxe consigo o medo e a insegurança – “Ai! Meu senhor! Que faremos? (15b). Há muitos crentes que vivem dessa forma, por isso vivem desesperados, só sabem falar de problemas. O crente que só vê as coisas sob uma perspectiva natural, hoje esta cheio, amanhã está vazio! Esta visão é responsável pelo índice elevado de pessoas com depressão e síndrome do pânico. Entretanto, o texto nos mostra outro tipo de visão, que é...

 2º A VISÃO ESPIRITUAL

Esta visão contempla o agir de Deus (v17). Ao receber uma visão espiritual o moço viu o exército de Deus, trabalhando ao seu favor; e não mais o do inimigo! Esta visão traz a segurança, pois ela nos mostra que não estamos sozinhos (v16). Na verdade, a visão espiritual, está pautada na fé, não no que se vê com os olhos naturais. Ela não está baseada em ver anjos toda hora, o moço só viu literalmente o exercito de Deus, por causa da sua incredulidade. Nem sempre quem vê literalmente um anjo tem mais fé do que os outros, na verdade parece ser o contrário, como Jesus disse a Tomé: “Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram”(Jo 20.29).

A visão espiritual é aquela que contempla o agir de Deus mesmo quando tudo está dando errado – “Porquanto, ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas. Todavia, eu me alegrarei no Senhor: exultarei no Deus da minha salvação” (Hc 3.17,18). Jesus prometeu estar comigo até a consumação dos séculos, e eu não preciso vê-lo para crer nisso!

CONCLUSÃO

O crente que vê as coisas com uma visão natural vive atribulado, cheio de preocupações, mas o crente que possui uma visão espiritual vive com seus olhos fixados em Jesus, e n’Ele descansa! 

 

Pr. Patrick Antonio Rosa