Clique na imagem e baixe esse eBook GRATUITAMENTE!
A ESCOLA ANTIOQUENA E O MÉTODO HISTÓRICO-GRAMATICAL DE INTERPRETAÇÃO
Trata-se de um conceito teológico acerca da interpretação bíblica que foi desenvolvido na cidade conhecida por Antioquia da Síria, assim chamada para distinguir-se de Antioquia da Pisídia. Como o próprio nome sugere, Antioquia ficava localizada na Síria, mais especificamente ao sul do rio Orontes. Fundada em 300 a. C. por Seleuco Nicator, um dos generais de Alexandre o Grande, Antioquia recebeu esse nome em homenagem a Antíoco, pai do fundador.
A princípio, Jerusalém que foi o berço da igreja cristã era também o seu centro, entretanto mais tarde Antioquia da Síria se tornou o centro gentílico da igreja, pois cada vez mais os gentios foram sendo alcançados. Foi nesta importante cidade que começou a ser desenvolvido o método interpretativo histórico-gramatical, tendo como principais representantes Deodoro de Tarso, Teodoro de Mopsuéstica, Teodoreto de Cirro e Nestor. Esta escola teológica repudiava com veemência o método de interpretação alegórico defendido pela escola Alexandrina.
O método de interpretação histórico-gramatical adotado pela escola de Antioquia, como o próprio nome sugere, repousa sobre dois princípios básicos, que são fundamentais para uma correta interpretação:
1 – CONSIDERAÇÃO DOS ASPECTOS HISTÓRICOS.
Deve-se buscar compreender como era cultura dos povos envolvidos no texto bíblico, seus usos e costumes, crenças, valores ético-morais, sociedade, economia, política, enfim a realidade que viviam de modo geral. Se este princípio não for observado, o intérprete vai correr o risco de fazer uma interpretação distanciada da verdade, pois irá interpretar à luz da sua própria realidade de vida atual.
2 – CONSIDERAÇÃO DAS PALAVRAS EM SEU USO COMUM.
Este segundo princípio diz respeito a se ter a preocupação de se descobrir o significado das palavras bíblicas dentro do seu contexto histórico, cultural e textual, ao invés de atribuir supostos “significados espirituais” a elas. Mesmo diante de figuras de linguagem deve-se buscar descobrir como eram entendidas pelo escritor do texto bíblico, bem como pelas pessoas da sua época. É necessário entender que para se obter uma interpretação coerente precisamos descobrir o significado das palavras em seu contexto histórico, cultural e textual.
Fonte: Transmitindo a Palavra de Deus com Excelência, de Patrick Antonio Rosa.
18 de junho de 2022