WEB RÁDIO ADONAI

 

Família Abençoada, um Projeto de Deus!

Família Abençoada, um Projeto de Deus!

Salmos 128:1-6 

Introdução

É fato que a família teve sua origem no coração de Deus. Entretanto poucas são as famílias que desfrutam do projeto inicial do Senhor, que é, o de se viver continuamente debaixo da Sua benção. Contudo não quero dizer que ter uma família abençoada por Deus, seja viver sem problemas ou dificuldades, mas sim desfrutar da paz e segurança que só o Senhor pode dar, superando toda e qualquer adversidade na força que vem d’Ele.

O salmo 128 mostra-nos claramente que o projeto de Deus é abençoar a cada membro integrante da família, proporcionando realização a todos eles:

1 – O Marido é Abençoado

  1. Prosperidade no trabalho – “comerás do trabalho das tuas mãos” (v2).
  2. Felicidade para viver – “feliz serás” (v2).
  3. Mulher fértil – “a videira frutífera” (v3)
  4. Filhos valorosos – “plantas de oliveira” (v3)

2 – A Mulher é Abençoada

  1. Tem um marido abençoado e bem sucedido (vv2,3)
  2. É uma mulher realizada – “a videira frutífera” (v3). Uma das maiores realizações de uma mulher judia era o de gerar filhos e ser mãe.
  3. Desfruta de filhos valorosos – “plantas de oliveira” (v3).

3 – Os Filhos são Abençoados

A oliveira era uma pequena árvore que produzia azeitonas, de onde era extraído o azeite, substância tão importante e valiosa para os judeus. Para se ter uma ideia, o azeite era usado na culinária (1Rs 17.12), no tratamento de ferimentos (Lc 10.34), para passar no corpo como cosmético (Sl 104.15), para a iluminação (Mt 25.4), para a unção de doentes e hóspedes (Tg 5.14; Lc 7.46), e pessoas separadas para um serviço especial, como: reis: 1Sm10.1; profetas: 1Rs 19.15-16; e sacerdotes: Êx 28.41). Além disso, objetos sagrados também eram ungidos com azeite (Êx 30.22-33). Assim sendo, comparar os filhos à planta da oliveira é associá-los a algo muito bom e precioso, de modo que os filhos que também temem ao Senhor, são tão valiosos quanto o azeite produzido pelo fruto da oliveira.

Conclusão

Deus ama as famílias e tem o melhor para elas, entretanto é indispensável que sempre seja lembrado que a base da bênção do Senhor é o temor a Ele. Quem teme a Deus desfruta de uma vida abundante, supera os desafios e sempre tem testemunhos de vitória para contar.

Extraído da revista Resgatando os Valores da Família.

Pr. Patrick Antonio Rosa