WEB RÁDIO ADONAI

 

JESUS O MELHOR AMIGO

JESUS, O MELHOR AMIGO!

JOÃO 11.1- 45

A amizade é uma das coisas mais belas da vida, por isso o sábio Salomão afirmou: Há amigo mais chegado do que um irmão (Pv 18:24).

Esse texto nos fala de Lázaro, Marta e Maria, que eram amigos de Jesus, que sempre passava na casa deles. Eles residiam numa aldeia chamada Betânia, a uns 2,5 Km de Jerusalém. Após Jesus ter saído de Jerusalém (Jo. 10:22) e ido à região da Peréia (Jo. 10:40), ele recebeu a notícia de que seu amigo estava doente, porem permaneceu mais 2 dias por lá. Quando chegou a Betânia, Lázaro já estava morto, mas Jesus mudou toda aquela situação, trazendo novamente a alegria à casa de seus amigos, isso porque SEMPRE HÁ ESPERANÇA PARA QUEM É AMIGO DE JESUS.

1. AS PROVAÇÕES NA VIDA DE SEUS AMIGOS SÃO SÓ PARA GLORIFICAR AO PAI CELESTIAL (vv3,4).

“Mandaram-lhe, pois, suas irmãs, dizer: Senhor, eis que está enfermo aquele que tu amas. E Jesus, ouvindo isto, disse: Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus; para que o Filho de Deus seja glorificado por ela”. 

Jesus vê diferente de nós, achamos que vamos perecer, mas Ele vê o problema como uma oportunidade de glorificar ao Pai celestial. Como disse William Barclay: 

“O plano de Deus é que cada um de nós sejamos uma prova vivente de seu poder”.

Através da morte de Lázaro, Marta e Maria tiveram uma nova experiência com Jesus (vv 21,32), até aqueles que não acreditavam foram visitá-las e creram (v 45). Muitos milagres de salvação foram operados a partir da morte de Lázaro.

John Reith disse: 

"Eu não gosto das crises; mas eu gosto das oportunidades que nos brindam."

Para quem é amigo de Jesus, as lutas não são a chegada da derrota, mas apenas a oportunidade de crescermos na fé, sermos abençoados, e glorificarmos o nome do Senhor!

2. SE OS NOSSOS SONHOS MORREREM ELE PODE RESSUSCITÁ-LOS (vv43,44).

“E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora. E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o, e deixai-o ir”.

Sem dúvida Lázaro ainda tinha muitos sonhos para o futuro, que foram interrompidos, mas Jesus devolveu-os, chamando-o novamente à vida. Jesus faz o impossível, e queria deixar isso claro. Segundo a crença judaica, o espírito de uma pessoa poderia retornar ao corpo num período de três dias. Essa deve ter sido a razão pela qual Jesus só foi ao encontro de Lázaro depois de quatro dias (vv6,17). Ele é a própria ressurreição e a vida (vv24-26). Como observou Barclay, Jesus não estava pensando em termos da vida física. Pois, do ponto de vista físico não é certo que aquele que crê em Jesus não morrerá nunca.

Jesus falava da morte causada pelo pecado, em dois aspectos: 1º - O vazio da vida sem Deus; 2º - A separação definitiva na eternidade. Por isso para quem é amigo de Jesus nunca há causa perdida!

3. A AMIZADE DE JESUS É SINCERA (vv33-36).

Jesus pois, quando a viu chorar, e também chorando os judeus que com ela vinham, moveu-se muito em espírito, e perturbou-se. E disse: Onde o pusestes? Disseram-lhe: Senhor, vem, e vê. Jesus chorouDisseram, pois, os judeus: Vede como o amava.

A amizade de Jesus é pura, livre de qualquer interesse, pautada apenas no seu grande amor. Sua amizade era tão transparente que era muito claro para Marta e Maria e para os judeus que Jesus amava a Lázaro (vv3,36). Jesus se importa conosco, Ele se importa com o nosso sofrer. Ele teve uma atitude face à morte de Lázaro. É interessante notar que Marta e Maria não pediram que Jesus fosse até Betânia, somente o informaram, pois como Agostinho assinalou, bastava que Jesus soubesse o que acontecia, porque não é possível que alguém ame a um amigo e o abandone.

Willian Barclay citou uma história de C. F. Andrews, que fala sobre dois amigos que lutaram juntos durante a Primeira Guerra Mundial. Um deles caiu ferido e o deixaram desamparado e sofrendo em meio as trincheiras. O outro se arrastou nas trevas, expondo sua vida para ajudar o amigo. Quando se aproximou dele, o homem ferido o olhou e disse: "Eu sabia que você viria."

A amizade sincera e amorosa de Jesus é a garantia de que Ele sempre virá ao nosso socorro!

CONCLUSÃO

Nunca se deixe abater, saiba que você pode contar sempre com Jesus, Ele é nosso maior amigo, e quer sempre nos abençoar. Creia nisso, e desfrute da amizade sincera e preciosa de nosso Senhor Jesus Cristo!

 

Pr. Patrick Antonio Rosa