WEB RÁDIO ADONAI

O QUE FAZER QUANDO AS COISAS VÃO DE MAL A PIOR

Ageu 1.1-14

O QUE FAZER QUANDO AS COISAS VÃO DE MAL A PIOR

   Este texto está vinculado a um período pós-exílico, pois a primeira leva de judeus havia retornado à sua pátria em 538 a. C. com Zorobabel e Josué, ambos mencionados no texto. A reconstrução do templo havia sido iniciada com o retorno da Babilônia sob o domínio Pérsa, no entanto estava parada a cerca de 16 anos. É neste contexto que Deus levantou o profeta Ageu para entregar uma tríplice mensagem ao seu povo, no capítulo 1 uma EXORTAÇÃO, no 2.1-9, 20-23 de ENCORAJAMENTO, e nos versos 10-19 de repreensão. Quero porem me ater ao primeiro bloco desta mensagem divina, meditando sobre:

O QUE FAZER QUANDO AS COISAS VÃO DE MAL A PIOR

1 – FAZER UMA LEITURA DA SITUAÇÃO QUE ESTAMOS VIVENDO (vv5,7)

[...] “Considerai o vosso passado” 

Algumas “igrejas” atribuem todo tipo de fracasso à inveja, olho gordo, macumba e por ai vai. Porem a Bíblia nos mostra que em certas situações é o próprio Deus que joga areia nos planos do seu povo (v9) “com um assopro o dissipei”. O povo estava perecendo vivendo na frustração por causa de seu descaso com a casa de Deus. O pouco que ganhavam investiam na manutenção de uma vida luxuosa (v4), enquanto a casa do Senhor estava em ruínas. Como consequência, trabalhavam muito sem nenhum aproveitamento, como alguém que coloca o salário num bolso furado (v6). Quem sabe, este texto bíblico tenha muito a ver com o seu 2013, e talvez seja hora de se fazer uma leitura de como você viveu este ano.

A pergunta é: Será que tenho feito na casa de Deus aquilo que Ele espera de mim?

2 – DAR OUVIDOS À VOZ DE DEUS (v12)

[...] “atenderam à voz do Senhor” 

 A expressão dar ouvidos neste texto está atrelada a alguns princípios:

1) Reconhecer seus próprios pecados – O povo estava pecando na ingratidão a Deus não cuidando da Sua casa, e na presunção de achar que eram capazes de viver por suas próprias forças.

2) Se dispor a mudar – Até então se limitaram a andar pelos próprios caminhos, mas agora estava dispostos a mudar a direção, caminhando pelo caminho do Senhor.

3) Pôr em prática as orientações de seu líder espiritual – “e as palavras do profeta”.

Se a igreja colocasse em prática tudo quanto seu pastor ensina, a igreja seria outra, e vida pessoal também, pois Deus tem prazer em abençoar aqueles que são obedientes! 

3 – SE DISPÔR AO TRABALHO NA OBRA DO SENHOR (v14)

[...] “eles vieram e se puseram ao trabalho na casa do Senhor” [...].

Até aquele momento, cada um estava correndo atrás dos seus próprios interesses (v9), enquanto a ordem era: “Subi ao monte, trazei madeira e edificai a casa” [...]. Ninguém se importava com o trabalho na casa do Senhor, posso até imaginar, Ageu ou um sacerdote dizendo: Irmãos, preciso de alguns irmãos para ajudar nisso ou naquilo. Respostas: Eu tenho um compromisso marcado, não posso adiar. Outro diz: estou trabalhando muito, não tenho tempo. Outro ainda argumenta: Estou muito cansado, por isso não poderei ajudar! Mas há uma promessa de vitória para aqueles que trabalham na obra do Senhor: [...] “sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão”. (1 Co 15.58)

CONCLUSÃO

 Como tem sido a vida pra você? Será que tem dado ouvido à voz de Deus, ministrada através da sua liderança espiritual? Em que você tem contribuído para o crescimento da obra de Deus? Deus quer muito abençoar Seu povo, mas é preciso que haja amor e compromisso à Ele e a Sua casa!

Pr. Patrick Antonio Rosa

Leia mais como esse