WEB RÁDIO ADONAI

 

UMA PESCA MARAVILHOSA

UMA PESCA MARAVILHOSA - LUCAS 5.1-11

Certos momentos das nossas vidas temos uma forte sensação de estarmos remando contra a maré, tudo está dando errado, até parece que os problemas vieram num pacote! A promessa de que o choro pode durar uma noite mas a alegria vem pela manhã soa como utopia! Era mais ou menos assim que os discípulos estavam se sentido após passarem toda a noite trabalhando, sem contudo pegar um só peixe. Pedro deixa isso bem claro no verso 5, pois voltaram apenas com as redes nas mãos. Indubitavelmente, diante de tal situação não era incomum a frustração , pois a pescaria para esses homens não era uma diversão como para muitos de nós hoje, mas representava o sustento de uma família, por isso era impossível desvincular a preocupação de uma noite de pesca mal sucedida. Mas Jesus apareceu em cena, deu uma ordem para que voltassem ao mar, e ali iniciava-se mais uma grande aula aos seus discípulos, posteriormente seus apóstolos, onde podemos aprender pelo menos DUAS GRANDES LIÇÕES:

1. DEVEMOS OBEDECER A JESUS INDEPENDENTE DA SITUAÇÃO (v5).

A expressão nada apanhamos demonstra a situação adversa e a frustração por conta de alguns fatores:

a) Eles eram pescadores profissionais, e mesmo lançando mão de toda pericia que possuíam não obtiveram sucesso.

b) Trabalharam no melhor período possível, pois segundo Moody, à noite os peixes subiam para se alimentarem ficando mais próximos da superfície, o que aumentavam as possibilidades de uma boa pescaria, mas durante o dia acontecia o processo inverso, os peixes desciam às partes mais profundas onde a água era mais fresca, dificultando o trabalho dos pescadores.

Entretanto, apesar da situação desencorajar uma nova tentativa, Pedro obedece a palavra de comando de Jesus, ainda que fazendo uma observação - "nada apanhamos". Assim aprendemos que ainda que tudo leve a crer que não vai dar certo devemos obedecer a ordem do Senhor Jesus, confiando na Sua Palavra que infalível.

2. QUANDO OBEDECEMOS A JESUS SOMOS SURPREENDIDOS (vv6-9).

Ainda que a lógica dizia que não daria certo Pedro obedeceu e foi surpreendido por Jesus, pois a situação de frustração e escassez foi revertida em abundância, o sentimento de tristeza foi transformado em alegria, o choro deu lugar ao riso! Não foi qualquer pescaria, mas foi uma pescaria inesquecível para todos, pois como narra o texto:

"[...] e encheram ambos os barcos, de maneira tal que quase iam a pique. E vendo isto Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, ausenta-te de mim, que sou um homem pecador. Pois que o espanto se apoderara dele, e de todos os que com ele estavam, por causa da pesca de peixe que haviam feito." (vv7b-9).

Quando obedecemos ao mandar do Senhor, então experimentamos o sentimento de quão pequenos somos e quão pecadores também, em contrapartida nos deleitamos na abundancia da graça desse Deus Soberano que quer nos abençoar sem medida! Foi por isso que Paulo disse: 

"Ora, Àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos"... (Ef. 3:20).

CONCLUSÃO.

Jesus quer nos surpreender a cada dia nos abençoando muito além do que pedimos ou pensamos, só precisamos obedecer independente da situação!

 

Pr. Patrick Antonio Rosa